Risoto do Vila no Brasil Sabor
   Alessandra  Vieira  │     28 de abril de 2015   │     13:04  │  0

prato Silvana

Olha que notícia boa! Tudo certo para mais uma edição do Brasil Sabor, festival gastronômico que acontece simultaneamente em todas as capitais do Brasil há uma década. Alagoas está participando pela 9ª vez, e este ano com 34 restaurantes situados em Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro. É uma oportunidade bem interessante para as casas divulgarem seus produtos e de o público ter acesso a eles por um preço diferenciado. Na capital alagoana, um dos restaurantes participantes é o Vila Chamusca e o prato escolhido pela Chef Silvana Chamusca para participar do festival é o Risoto do Vila, primeira delícia criada por ela ainda durante a inauguração do restaurante, em dezembro de 2006. Agora em 2015 a receita foi revisada, sendo preparada com arroz arbóreo, queijo parmesão e todos os demais ingredientes colocados na medida. O festival acontece entre os dias 14 e 31 de maio, mas até lá você já pode ir treinando em casa o risoto da chef Silvana. Mas confesso que o ideal mesmo é ir lá no Vila conferir o original.

Aí vai a receita.

RISOTO DO VILA

Ingredientes

100 g de camarão médio; 70 g de arroz arbóreo; 50 ml de leite de coco; 100 ml de leite de gado; 30 ml de azeite; meia cebola ralada; 20 g de queijo parmesão ralado grosso; 75 gramas de queijo parmesão ralado fino; 300 ml de caldo de legumes e camarão; refogado de verduras (1 colher de sopa de tomates picado, 1 de cebola, 1 de pimentão, 1 pimenta de cheiro pequena, cebolinha, salsa); 1 colher de chá de açafrão em pó e se preferir uma pitada de estigma de açafrão; 1 camarão grande; 1 talo de salsinha (para decorar).

Modo de preparo

O ARROZ: Em uma sauté com teflon refogar o dente de alho com meia cebola ralada no azeite, colocar o arroz, continuar refolgando. Aos poucos vai colocando o caldo de legumes com camarão, vai mexendo suavemente, até conseguir o ponto do arroz arbóreo. (Em média 14 minutos em fogo de alta pressão médio). O CAMARÃO: Em outra sauté colocar as verduras refogadas com um pouco de azeite, refogar o camarão, colocar o açafrão, o leite de coco, depois o leite de gado, deixar cozinhar, por uns 6 minutos. (Fogão de alta pressão médio). A CESTINHA DE PARMESÃO: Na frigideira tefal pequena colocar o parmesão em forma circular quando conseguir uma forma quase dura tirar e fazer em forma de cesta. FINALIZAÇÃO: Mistura o camarão no coco ao arroz arbóreo, misturar por 2 minutos, colocar o parmesão ralado grosso. MONTAGEM: Colocar o risoto finalizado na cestinha de queijo e decorar com o camarão grande grelhado e os talos de cebolinha.

MENU

Brasil Sabor

Restaurantes de Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro

Entre os dias 14 e 31 de maio

Restaurantes participantes: http://www.brasilsabor.com.br/

Vila Chamusca

Rua Djanira Bezerra de Omena, 130 – Ipíoca

Telefone: (82)3355-1639

Maceió – AL

de quarta à sábado de 12h às 22h/ domingo e segunda 12h às 18h

Risoto da Vila: R$ 38 para 1 pessoa (durante o festival)

Tags:, ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *