Muitos temperos e sabores agridoces enriquecem a culinária portuguesa a qual a base foi herdada dos romanos, por tradição Mediterrânea. Pimenta, canela, e noz moscada só para citar alguns. Pão, azeite e vinho, a cara de Portugal. Peixes e frutos do mar, outra tradição. E os doces? Os ovos são a grande estrela.
Na noite desta quinta-feira (30), um jantar oferecido no Palato Farol proporcionou uma deliciosa experiência enogastronômica numa degustação harmonizada pelos vinhos portugueses da vinÃcola Cortes de Cima.
No cardápio – selecionado em harmonia com os vinhos Chaminé Branco, Chaminé Tinto, Cortes de Cima Tinto, Hans Christian Andersen e Petit Verdot –, caldo verde com chips crocantes de parma servido no pão tigre de entrada; como prato principal, bacalhau a lagareiro (com pimentões grelhados, cebola caramelizada e batata); e, de sobremesa, um cremoso pudim de toucinho do céu (nata, farinha de amêndoa e açúcar). Tudo divino! Mais tarde voltarei a falar sobre os doces portugueses e trarei receita testada de toucinho do céu.