Vinhos do Bistrô Fernandes homenageiam Alagoas
   Alessandra  Vieira  │     25 de novembro de 2015   │     9:43  │  0

Há cerca de dois anos aproximadamente, o Sr. Jânio Fernandes e seu sócio Eglon Bernades estiveram visitando o Vale dos Vinhedos buscando um vinho com o intuito de levar a marca deles. Visitaram várias vinícolas até chegarem à minha. Degustaram alguns dos vinhos e acharam interessantes, então disseram: ‘Gostaríamos de ter o teu vinho com o nosso rótulo no nosso restaurante.’ Eu disse a eles: ‘Impossível, a minha produção é muito pequena, não faço vinho em volume, não tenho uma quantidade muito grande.’ E eles responderam: ‘Mas a gente não vende muito vinho. Nós temos um bistrô que é um local pequeno, diferenciado.’ Aí começou a ficar interessante e começamos um namoro.”

IMG_5682

Marcia Cavalcante, esposa do chef Jânio (centro) e Rogério Carlos Valduga

Assim descreveu o enófilo Rogério Carlos Valduga, dono da vinícola Torcello, o início do projeto que trouxe a Alagoas quatro tipos de vinho produzidos na vinícola, localizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e batizados de Farol, Jaraguá, Opara e Mundaú. Envasados em garrafas de 750 ml passam agora a ser comercializados no próprio Bistrô em comemoração aos três anos de funcionamento da casa. Segundo Jânio, que comanda a cozinha do restaurante, a escolha da vinícola passou por um longo processo de análise. “Visitamos diversos lugares, mas foi a produção artesanal e de excelência da vinícola Torcello, que nos conquistou”.

IMG_5665

O evento lotou os dois ambientes do bistrô

Nessa primeira leva, os vinhos são os mesmos que eu tenho lá, a diferença é apenas os rótulos que foram criados especificamente para o Bistrô. E como vinho é cultura, não é simplesmente uma bebida, eles adaptaram a alguns pontos daqui que eles acharam importante valorizar. Em breve, num segundo momento, é que os vinhos terão a intervenção deles, ou seja, nós da vinícola vamos trabalhar o vinho, elaborar, mas antes de engarrafar o Jânio e o Eglon vão decidir se vai ficar mais tempo na barrica de carvalho, menos tempo, quando a gente vai fazer o corte, se vamos usar a mesma proporção de merlot, cabernet, tannat ou se a gente vai variar essa proporção. Então a gente vai sentar lá na vinícola, pegar uma pipeta, sacar umas amostras dos tanques, por nas taças, degustar e vamos chegar a um consenso se esse vai ser o vinho Farol, se aquele será o Opara e assim por diante.”

IMG_5635

Heraldo França deu o tom à noite

Fui convidada para o lançamento dos rótulos. Os vinhos harmonizaram um jantar pensado pelo chef Jânio exclusivamente para o momento. Ainda não conhecia o Bistrô Fernandes e achei o lugar um charme, com uma energia tão gostosa embalada pela voz romântica.  

IMG_5637-2

Entradinha de empada de queijo do reino. Dá água na boca só de lembrar!

A noite foi deliciosa e encantadora começando por uma entradinha de empada de queijo do reino. Só pra vocês terem uma ideia, tá dando água na boca só de lembrar! Segue a noite em detalhes.

IMG_5631

Mundaú é um vinho branco e espumante. Harmoniza com frutos do mar, queijos, saladas, carnes brancas, massas

Da uva Brut, o Mundaú é um vinho branco e espumante de alta qualidade. Seu aroma é suave, harmonioso e remete a frutas brancas, com notas amanteigadas. Harmoniza com frutos do mar, queijos, saladas, carnes brancas, massas e frutas.

IMG_5642-1

Carpaccio de camarão com rúcula leva camarões cozidos no vapor de um caldo com vinho branco

Por esse motivo foi o escolhido para harmonizar o Carpaccio de camarão com rúcula. A entrada é uma interpretação criativa da célebre carpaccio. Nela, os camarões são cozidos no vapor de um caldo com vinho branco e vários elementos que emprestaram um aroma todo especial ao prato.

IMG_5651

Jaraguá é um assemblage, ou seja, fruto da mistura de diferentes tipos de uva. Tem paladar equilibrado, leve e macio

O vinho Jaraguá é um assemblage, ou seja, é produzido por mistura de diferentes tipos de uva. A união de 40% da uva merlot, 30% de tannat e 30% de cabernet sauvignon resultou em um vinho de paladar equilibrado, leve e macio. Um vinho para guarda, capaz de suportar vários anos de envelhecimento.

IMG_5653

Risoto de cordeiro é um dos clássicos da cozinha do Bistrô Fernandes

Nessa noite, ele harmonizou o Risoto de cordeiro. O primeiro prato é um dos clássicos da cozinha do Bistrô Fernandes.

IMG_5659

Farol, da uva tannat, é uma homenagem ao bairro em que está localizado o Bistrô

Produzido por vinhedos plantados em condução de espaldeira e com uvas selecionadas, macerado por 15 dias com temperatura controlada de 25ºC, o vinho Farol, da uva tannat, é uma homenagem ao bairro em que está localizado o Bistrô. Amadurecido por seis meses em barril de carvalho americano e envelhecido em caves, é um vinho para guarda. Harmoniza com carnes silvestres e carnes mais gordurosas, pratos condimentados e queijos picantes.

IMG_5661

Migon ao vinho merlot foi o meu preferido. Acompanhou um purê de batatas todo diferenciado

Não foi à toa que ele harmonizou o segundo parto da noite. O Migon ao vinho merlot foi o meu preferido. Nele, o chef utilizou um tradicional molho de vinho tinto com um toque especial de vinho fortificado. Acompanhou um purê de batatas todo diferenciado. Ao invés de amassadas, as batatas são cortadas em fatias finíssimas e a textura é mais sólida (menos cozida do que em um purê amassado tradicional). Além disso ele é gratinado o que dá um sabor todo especial.

IMG_5669

Yasminne Cavalcante, gerente do restaurante

Já o refrescante vinho moscatel espumante, Opara, é ideal para acompanhar frutas, especialmente morangos frescos, mousse de maracujá, sorvetes, queijos e amêndoas frescas. Tem aromas característicos da uva moscato, de paladar leve, apresentando uma agradável doçura, a qual é harmonizada com acidez natural das uvas que o tornam refrescante. Opara, na língua indígena, significa “rio-mar” e faz uma homenagem ao Rio São Francisco.

IMG_5673

A sobremesa de sorvete de pistache com morangos flambados ao licor de morango e uísque

E claro, ele harmonizou a nossa sobremesa de morangos flambados com licor de morango e uísque. Refrescante sorvete de pistache com uma calda encorpada e vermelha. Delícia!

IMG_5675-1

Ivanuza Gomes (esq.) e Juliana Galvão (dir.) são as responsáveis pela cozinha do chef Jânio (centro)

MENU

Bistrô Fernandes l Av. Fernandes Lima, 287 – Maceió l (82) 3326-2040 / 98736-0045 l abre exclusivamente para o almoço às terças, quartas e domingos. Já de quinta a sábado, além do almoço, também é aberto à noite para o jantar.

Tags:, ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *