Drink Moreno da chef Juliana Almeida leva Caraçuipe e rapadura
   Alessandra  Vieira  │     1 de dezembro de 2015   │     9:00  │  0

Drink Moreno

Sabor da bebida remete ao frescor e aos sabores calientes do Nordeste brasileiro

A cor canela, o regionalismo e a sensualidade de Gabriela, uma das personagens mais marcantes do universo literário do escritor Jorge Amado, bem poderiam ter inspirado a chef Juliana Almeida na criação do seu Drink Moreno. Até porque todos os ingredientes utilizados foram pensados para que a bebida remetesse ao frescor, porém com uma pegada de sabores calientes do Nordeste brasileiro.

rapadura

A rapadura é a responsável por dar o tom moreno à bebida

Limões tahiti e siciliano, gengibre, hortelã da folha miúda, redução de tangerina e rapadura (a responsável por dar o tom moreno à bebida). Ah, e claro, a cachaça Caracuípe. “Pra mim foi a grande sacada, o drink ter a cor morena. Visualmente falando, ficou extremamente atrativo. Atraente pela cor e pelo aroma que exala. Tive muito cuidado em escolher a rapadura que iria dar essa finalização”, contou a chef.

limões2

Limões siciliano (o verdadeiro limão) e tahiti (lima ácida)

Aliás, Juliana é uma apaixonada por tudo o que se refere aos engenhos. Culinária, costumes, tradição das casas de fazenda, das casas de interior. Bisneta de Belisario de Almeida Melo, dono do extinto Engenho Jundia, em Viçosa, a chef adora usar cachaça em sua cozinha. “Cresci num ambiente muito rústico e daí a minha curiosidade que veio logo após o meu despertar para a gastronomia. Comecei a desenvolver um olhar mais curioso sobre esse tipo de comida, esse tipo de ingrediente porque essa cozinha rústica se mantém tão viva mesmo diante da gastronomia contemporânea, que não me convence. Adoro raízes, adoro essa coisa da rusticidade nas cozinhas. Tenho um deslumbramento natural pelos engenhos do Nordeste, então eu estudo, procuro, catalogo e tenho uma afinidade tremenda com a utilização da cachaça na comida, na gastronomia. Então as minha comidas são construídas na grande maioria utilizando cachaça também.”

caraçuipe

O Drink Moreno é feito com a cachaça Caraçuipe prata

E foi essa paixão que aproximou Juliana da Caraçuipe há mais ou menos um ano. “Visitei o Engenho Caraçuipe e de lá pra cá venho paquerando o produto. Recebi de presente várias caixas pra degustação e testes e acabei me apaixonando porque é um produto de extrema qualidade. É realmente apaixonante essa cachaça. Foi daí que nasceu a receita com a Caraçuipe prata. Quando a criei, falei para Renato Coutinho, dono do Engenho Caraçuipe, que tinha essa receita em mãos e que gostaria de presenteá-la para o engenho. Ele adorou a ideia e inclusive vai usá-la no futuro drink truck da Caraçuipe.”

 

LANÇAMENTO

drink moreno2

No lançamento da coleção de roupas de banho, drink foi batizado de Fox

Batizado de Fox, o drink criado pela chef deu um sabor todo especial ao lançamento da coleção de Verão da marca de roupas de banho, Fox Brasil. O lançamento aconteceu no dia 19 de novembro na praia de Pajuçara e foi uma ótima oportunidade para Juliana apresentar sua criação ao público. “Quando fui convidada para participar do Fox, numa conversa informal com a Vanessa Monteiro, proprietária da marca, falei sobre a criação do drink e ela ficou encantada pela ideia pois achou que tinha tudo a ver com o Verão, com o evento. Achei que ficou tudo muito bacana.”

espetos de frutas

Uma massa fria em forma de conchas e espetinhos tropicais também foram servidos

O drink foi servido num quiosque todo charmoso onde também estavam expostos outras delícias de Juliana: uma massa fria em forma de conchas e uns espetinhos tropicais, tudo no contexto gastronomia petit, o conceito trabalhado pela chef.

caio-menor

O estudante de gastronomia Caio Almeida ficou responsável pela execução do drink

Para a execução no dia do evento, Juliana convidou o estudante de gastronomia Caio Almeida. Foi ele quem me revelou uma curiosidade sobre limões (apenas o siciliano é limão de verdade) e limas ácidas (todos os outros que não são sicilianos, mas que eu jurava até hoje que eram limões). Interessante não!?

Geo

Jeo, bar man da Caraçuipe, foi o responsável por servir a bebida aos convidados

Resultado, o drink foi um sucesso no evento. Tanto que Renato Coutinho, o dono da Caraçuipe, vendo a movimentação nas redes sociais, se deslocou até lá para conhecer o drink pessoalmente. “Ele provou e aprovou demais a receita, está encantado. O que foi uma honra muito grande pra mim”, comemorou a chef.

Juliana e Renato Coutinho-Caraçuipe

Chef Juliana e Renato Coutinho: “receita provada e aprovada”

Tags:, , ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *