Comida de boteco com gosto bem alagoano
   Alessandra  Vieira  │     27 de agosto de 2016   │     9:03  │  0

ESPETO DE FRUTOS DO MAR-blog-ok

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE PROVAR: Frutos do mar do Boteco do Mar leva peixe, polvo, camarões com frutas (abacaxi, banana e goiaba) mais pimentões, alho e cebola roxa. Tudo grelhado e refolgado no azeite. O sabor é simplesmente incrível!

Li outro dia que o boteco é um lugar sem sobrenome, mas com muita história. Onde não há cor, porque é colorido por natureza. Onde todos dialogam na mesma língua sem preconceito, religião ou profissão. Lá, todos falam de tudo e de todos. Cultura e cumplicidade. Amizade e paquera.

Junto a todas essas características, esse lugar mágico, imortalizado em músicas do nosso cancioneiro – de cara, “Conversa de botequim”, de Chico Buarque –, tem como marca a culinária única, cheia de personalidade. A cara do Brasil.

Frituras, assados, refolgados, cozidos de dar água na boca. Quem não gosta de comida de boteco só pode ser mesmo “ruim da cabeça ou doente do pé”. Agora, somem a tudo isso os sabores exclusivos da gastronomia alagoana aliados à assinatura dos chefs Serginho Jucá e Felipe Lacet (Restaurante Sur, eleito um dos melhores restaurantes do Brasil, atualmente fechado, se prepara para reabrir em outro local) que, em sociedade com o empresário Matheus Vilela, inauguraram em julho, o Boteco do Mar, ambiente informal, aconchegante, com comidinhas tradicionais, mas com inovações no fazer e no apresentar.

Queijo coalho na farinha de pão japonesa e geleia de pimentas; espetos do mar: polvo, camarão e peixe (cada um com sua farofinha e vinagrete e todos temperados no sal grosso, regados na manteiga de garrafa e molho de ervas da casa); filé grelhado com pipoca de alho, farofa e vinagrete; espetinho de polvo (campeão de pedidos e meu favorito); bolinho de bacalhau com molho de azeitona; carne de sol de filé acebolada com macaxeira frita… Além disso, a casa, localizada na Av. Jatiúca, oferece almoço de segunda a sexta.

Prepara para conhecer alguns dos pratos que eu mais gostei.

ARRUMADINHO-blog-ok

Arrumadinho de charque com banana grelhada, feijão verde, queijo coalho, farofa e vinagrete

PASTEL DE SIRI-blog-ok

Os pasteis de siri são quadradinhos, com uma massa caseira leve, delicada. Ah, não deixe de provar o creme de limão que acompanha a porção

ESPETINHO DE CONTRA FILÉ-blog-ok

Espetinho de filé no molho de ervas da casa. Carne macia, grelhada e saborosa e o vinagrete é uma delícia

maracujá-blog-ok

Caipirosca de maracujá é uma das opções da bebida com frutas da estação

ARROZ DE CAMARÃO-blog-ok

O arroz de camarão tem um gostinho de limão que o torna bem diferente do de outros lugares

chefs-blog-ok

Yêda Rocha, inspiração para os chefs Serginho Jucá, Felipe Lacet e o empresário Matheus Vilela para criarem o cardápio da casa

Veja mais na edição de hoje da Revista Maré, no Jornal Gazeta de Alagoas.

Tags:, , ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *