Chef alagoana Juliana Almeida se prepara para o Prêmio Nacional Dólmã 2017
   Alessandra  Vieira  │     7 de outubro de 2017   │     9:58  │  3

Chef Juliana: cozinha de ingredientes simples e regionais

Camarões salteados em manteiga artesanal com creme de banana prata e calda cítrica. Este foi o prato escolhido pela chef Juliana Almeida para concorrer ao prêmio Enchefs AL que ocorreu em setembro, em Maceió. A receita foi a vencedora. Agora, a alagoana se prepara para o Prêmio Nacional Dólmã 2017, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, no Ceará.

Além de Juliana, mais dois outros chefs alagoanos serão selecionados para o concurso. Um deles será nomeado pelos votos dos internautas (todas as regras estão no https://www.facebook.com/enchefsal/) e o outro será indicado pela chef Silvana Chamusca, eleita Embaixadora da Gastronomia Alagoana 2016, juntamente a uma mesa curadora.

Alagoas não podia estar melhor representada para a próxima etapa do concurso. Juliana Almeida é conhecida por ter uma cozinha composta por ingredientes simples e, na maioria das vezes, regionais, mantendo traços rústicos e caseiros na elaboração das suas preparações. O prato selecionado já faz parte do seu cardápio e é um dos preferidos dos clientes. “Tenho um caminho na gastronomia pautado na cozinha simplificada, o que me tira do circuito dos super chefs que fazem comida virar ar, espuma e fumaça, mas, ao mesmo tempo, me coloca na prateleira dos que têm a cozinha no DNA. Vindo de dentro pra fora e não retirada de livros. É dessa forma que conquisto dia a dia o meu espaço”, diz a chef.

Camarões salteados em manteiga artesanal com creme de banana e calda cítrica

O prato que conquistou os jurados é uma mistura dos sabores cítrico, doce e salgado – obtido graças ao maravilhoso gosto do camarão. E essa mistura deu muito certo. Para a competição, o prato foi construído numa peça rudimentar de cerâmica no formato de vitória régia (planta aquática amazônica). “Muito bacana isso, de ter a oportunidade de apresentar a comida num prato verde e extremamente rústico. Percebi que a banca julgadora se encantou com essa forma de apresentar os sabores, o que me deixou muito feliz”, comemora.

PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ

Além de Juliana, também já foram escolhidos representantes de outros Estados brasileiros. Entre eles estão Alessandro Rodrigues (AM), Danillo Amaral (ES), Felipe Campos Soares (RJ), Floraci Dias (AP), Jaire Cunha (AC), Jorge Augusto Cardoso (RR), Junior Lisboa (MA), Junior Torres (SE), Luhen Aquino (CE), Marcílio Cavalcante (PB), Rafael Vitorino (GO), Roberto Neves (PA), Saulo Barbosa (PE), Silmara Brito (PI) e Thyago Orton (MS).

Cada um deles concorrerá com mais dois conterrâneos na seleção nacional que escolherá, no final, um representante de cada Estado. “Espero que essa nova etapa profissional me traga a possibilidade de apresentar nosso nome para outros horizontes. Meu caminho é cuidar do que conquistei até agora, procurar crescer e melhorar sempre de agora em diante. Estou muito ansiosa pela premiação nacional.

Então, como diz a chef, “vamos ver o que essa panela vai dar”.

 

*Veja também na edição deste sábado na Revista Maré da Gazeta de Alagoas.

>Link  

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Adélia Maria de Amorim Magalhães

    Juliana,linda e competente.Estamos orgulhosos de você. Essa escolha é mais que merecidaTemos certeza que você conquistará seu melhor espaço na gastronomia Brasileira, regional e quiçá Internacional.Tenha certeza que que seu futuro começa agora. !
    Que Deus abençoe as suas mãos profissionais, mas antes de tudo, mãos Cristãs e benfeitoras. Sucesso querida !!!

    Reply
  2. Carmen Azevedo

    Juliana tem história na gastronomia – tem muita sensibilidade e um gosto refinado pelo regional, que vem se renovando e aperfeiçoando a cada dia. O prêmio que acaba de receber além de merecido, será um estímulo á sua criação e ao seu gosto pelos melhores sabores. Aliás, ela escolheu esse caminho, a despeito da área do Direito, onde também teria toda perspectiva de sucesso. Parabéns Juliana! Nada resiste á dedicação, ao trabalho, ao esforço competente e criativo. Persista! Novas conquistas virão!

    Reply
  3. MARIA DE JESUS ALBUQUERQUE DE ALMEIDA

    Para mim não foi surpresa,pois seu gosto pela culinária vem desde a infância…ela deixou o curso de Direito para abraçar a gastronomia,o que faz com esmero, competência e sobretudo muito amor que acredito ser o seu melhor é mais requintado tempero.Estou na torcida minha filha e independente do resultado em nível nacional você já é uma referência em sua terra de onde você retira a matéria prima para suas criações…Deus te abençoe nessa linda e vitoriosa jornada!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *