Oficina vai ensinar guloseimas sem glúten
   Alessandra  Vieira  │     26 de novembro de 2017   │     13:45  │  1

Nutricionista Giovanna Maria Terrin Buariz: receitas nutritivas

Criado há milênios, o pão nosso de cada dia está presente na vida do ser humano desde que o primeiro homem (ou mulher) descobriu que a mistura da farinha com a água pode ser transformada em pão. Acontece que, atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem pela incapacidade de digerir certa proteína – para estas pessoas, altamente alergênica – presente nas massas feitas com trigo, centeio ou cevada, denominada glúten.

Proposta é oferecer opção mais saudável e equilibrada

Pesquisadora na área de desenvolvimento de produtos sem glúten, sem leite, com propriedades funcional, a nutricionista Giovanna Maria Terrin Buariz promove em Maceió, nestas segunda e terça-feira, 27 e 28, uma oficina/degustação sobre receitas sem glúten. O evento será no Restaurante Café Manollo, às 19h.

Os muffins com o pré-preparo serão ensinados na oficina

Na oficina, pães, muffins, panquecas e outras deliciosas massas preparadas a partir de uma pré-mistura desenvolvida pela pesquisadora. A proposta é oferecer uma opção mais saudável, equilibrada e nutritiva e sem glúten para quem possui esse tipo de restrição.

Bolos e um variedade de guloseimas feitas sem glúten

Segundo a pesquisadora, as farinhas com preparos especiais, com segurança alimentar e nutricional, são capazes de oferecer produtos com textura e sabores diferenciados, pelos teores de fibra, diminuído o tempo de absorção intestinal do produto e melhorando o índice glicêmico do mesmo. “Selecionamos e utilizamos alimentos ricos em pré e pro bióticos que auxiliam na manutenção da flora intestinal e ao mesmo tempo estimulam a motilidade intestinal, desta forma, os alimentos contribuem para uma melhor formação das fezes, prevenindo a diarreia/constipação, buscando uma micro flora saudável. Levando ao celíaco, a confiança, segurança, da não contaminação cruzada dos produtos”, garante Giovanna em entrevista para o Blog Sabores.

Giovanna: produtos com propriedades funcionais

Como tudo começou

Há 30 anos, uma das filhas de Giovanna, na época com 2 dois anos, apareceu com dificuldades de saúde. Depois de várias tentativas, na medicina tradicional, a nutricionista decidiu buscar novas alternativas. “Chegou o novo mundo da alimentação… tudo desafiador. Consultamos o médico naturalista dr. Celso Infante Vieira, na cidade do Rio de Janeiro, onde também, o dr. Helion Póvoa, se uniu a nossa luta. Resolvi encarar o grande desafio: reestruturar a casa, as crianças, eu, principalmente, para a grande mudança de hábito alimentar e comportamental. Desde então, houve um envolvimento, principalmente, porque o resultado era nítido, positivo. A família foi se adaptando aos novos hábitos da alimentação saudável. No início não era fácil o acesso a esses produtos, muitos chegavam por malotes, vindos do Rio de Janeiro”, conta a pesquisadora, natural do Espírito Santo, que introduziu de vez na dieta da família, alimentos como grãos, leite de soja, arroz integral, feijão azuki, algas marinhas, legumes, verduras frescas direto da horta, ovo galado.

Panquecas livres de glúten, lactose, açucar e rica em fibras

Após anos de pesquisa, Giovanna criou a Finnis Sabor e Saúde, empresa que prima pela sustentabilidade e busca maior saudabilidade nos produtos. “Sugere um alimento rico em fibras, classificado como ‘funcional’, em equilíbrio calórico e nutricional, com um mix multifuncional de farinhas e fibras para manter e restabelecer a saúde com hábitos novos e saudáveis, proporcionando um bem estar, no pensar, no agir, no dia a dia com você. Nosso maior desafio é o compromisso com o consumidor, com a saúde, a segurança, alimentar, a qualidade do produto, isento do glúten, do leite, do açúcar. Devido ao seu alto teor de fibras naturais e baixo índice glicêmico, contribuem com a manutenção de concentrações séricas adequadas de glicose e colesterol”, defende a nutricionista que é membro da Associação Celíaca do Espírito Santo- Aceles desde 1998, onde hoje ocupa o cargo de consultora técnica especial.

Pão quentinho: receitinha sem glúten, sem lactose

MENU

Oficina/degustação sobre receitas sem glúten l nestas segunda e terça-feira, 27 e 28 l Restaurante Café Manollo, às 19h l Reservas pelo telefone: (82) 98173.5353.

Tags:, , ,

>Link  

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *